Plano Plurianual do Suasa - PPA-Suasa: é a peça de planejamento do Suasa que estabelece os objetivos e metas da Defesa Agropecuária, para o período de cinco anos, no âmbito Federal, Estadual e Distrital, conforme disposto no art. 121 do Decreto n° 5.741/2006.

DIMENSÃO ESTRATÉGICA

DIMENSÃO TÁTICA

DIMENSÃO OPERACIONAL

A dimensão estratégica do PPA-Suasa representa o rumo a ser seguido pelo Suasa no longo prazo.

Objetivos Estratégicos permitem o pleno alinhamento entre o planejamento elaborado pela União, Estados e Distrito Federal, de modo a integrar o PPA-SUASA ao Plano Estratégico 2020-2031 do MAPA.

A dimensão tática do PPA-Suasa estabelece os caminhos possíveis para o alcance dos objetivos estratégicos em um horizonte de médio prazo.

Áreas Temáticas refletem os grandes objetivos da Defesa Agropecuária, além daqueles transversais necessários ao seu alcance. Permitem a agregação das ações desenvolvidas no âmbito da Defesa Agropecuária e, de certa forma, espelham as estruturas organizacionais dos Órgão Executores.

Objetivos Táticos informam os resultados pretendidos pela intervenção pública. Evidenciam o impacto que deve ser provocado a partir dos resultados atribuídos às ações e definem os desafios que devem ser enfrentados.

A Dimensão Operacional reflete a parte executiva do PPA-Suasa.

Indicadores são o atributo gerencial, por meio do qual são monitorados e avaliados o alcance dos objetivos táticos. Para cada, são estabelecidas metas de modo a evidenciar o desempenho anual e ao final do período de cinco anos.

Conjunto de ações e processos necessários para viabilizar a implementação do PPA-Suasa. São definidas no âmbito dos programas e planos nacionais instituídos pela SDA e na forma de processos.

Programas do PPA-SUASA são orientados para representar a estrutura federativa, de modo que cada um se constitui numa proposta de solução governamental articulada entre a União, Estados e o Distrito Federal.

O planejamento orçamentário do PPA-Suasa é estruturado com base categorias econômicas das despesas, sendo: correntes (custeio) e de capital (investimento). Observação: BA e MG só planejaram o orçamento para 2023.

Planejamento Orçamentário Anual das Despesas

Planejamento Orçamentário 2023-2027 das Despesas por Programa - UF

Despesas correntes

Despesas de capital